Sistema meteorológico deve atingir estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias, com alerta para temporais e queda brusca de temperatura
Um ciclone extratropical associado a uma frente fria avança pelo território brasileiro e deve provocar chuvas intensas, rajadas de vento superiores a 50 km/h e queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do país nos próximos dias, segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O fenômeno começará a atingir o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (27), deslocando-se rapidamente para Santa Catarina e Paraná. Na sexta-feira (28), o sistema meteorológico já deve influenciar o tempo em São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
De acordo com a Climatempo, algumas áreas podem registrar acumulados de chuva superiores a 100 mm em 24 horas, especialmente nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em São Paulo, a previsão indica precipitações entre 50 mm e 80 mm.
“Este é um sistema de grande intensidade que merece atenção, principalmente pela combinação de ventos fortes e chuvas volumosas em curto período, o que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores”, explica o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo.
As temperaturas devem cair drasticamente, com termômetros marcando mínimas abaixo dos 5°C nas serras gaúcha e catarinense. Em São Paulo, a máxima pode não passar dos 15°C no sábado (29), representando queda de até 10°C em relação aos dias anteriores.
A Defesa Civil dos estados afetados já emitiu alertas para a população, recomendando evitar áreas de risco durante as chuvas, não atravessar ruas alagadas e buscar abrigo seguro durante as rajadas de vento mais intensas.
A previsão indica que o sistema meteorológico perderá força apenas no domingo (30), quando as condições climáticas começarão a se estabilizar gradativamente, embora as temperaturas permaneçam baixas por mais alguns dias.